Banner GDF – Creche
Brasília Turismo Últimas Notícias

Turismo internacional no DF cresce 75,6% e supera média nacional

O Distrito Federal registrou alta de 75,6% no número de turistas estrangeiros entre janeiro e setembro de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Foram 80.966 visitantes internacionais, contra 46.105 em 2024. O resultado já supera o total do ano passado, consolidando Brasília como um dos principais destinos do turismo nacional.

De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF), o crescimento é impulsionado por grandes eventos, shows internacionais, competições esportivas e congressos, que movimentam a economia local. A arrecadação com o Imposto Sobre Serviços (ISS), por exemplo, deve saltar de R$ 8 milhões em 2022 para R$ 80 milhões em 2025.

“Brasília se transformou num centro de eventos — com atividades institucionais durante a semana e festivais culturais nos fins de semana —, o que tem elevado a renda de todos”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.

O GDF também tem investido na ampliação das rotas aéreas internacionais, na reabertura de espaços culturais como o Museu de Arte de Brasília (MAB) e a Sala Martins Pena, além do ônibus turístico gratuito e do programa Vai de Graça, que garante transporte público sem custo aos domingos e feriados.

Segundo o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, o recorde é resultado de uma soma de esforços.

“Shows, partidas de futebol, turismo de eventos e a qualidade do Aeroporto de Brasília contribuíram para esse avanço histórico. É o maior número da história da capital”, destacou.

O Brasil, como um todo, recebeu mais de 7 milhões de turistas estrangeiros entre janeiro e setembro, crescimento de 45% em relação a 2024. Brasília, portanto, apresentou desempenho superior à média nacional.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a capital tem papel estratégico na promoção do país.

“Brasília representa um Brasil moderno, democrático e sustentável, além de unir arquitetura, áreas verdes e o título de Patrimônio Cultural da Humanidade”, avaliou.

A Argentina lidera a chegada de estrangeiros à capital (22.457), seguida por Estados Unidos (15.747), Peru (7.089), Colômbia (6.687) e Portugal (5.170). O crescimento também está ligado à expansão das rotas diretas promovida pela Secretaria de Relações Internacionais (Serinter-DF), que já garantiu voos para nove destinos internacionais, incluindo Lima, Lisboa, Miami, Buenos Aires e Bogotá.

“O aumento das conexões e a redução do ICMS sobre o querosene de aviação foram fundamentais para atrair novas companhias”, explicou o secretário Paco Britto, adiantando que o governo negocia um novo voo direto entre Roma e Brasília, com a companhia italiana ITA.

O Aeroporto Internacional de Brasília também colhe os frutos do aumento turístico: foi eleito o melhor da América e o quarto melhor do mundo em 2025. Entre janeiro e junho, cerca de 440 mil passageiros internacionais desembarcaram no terminal, alta de 38% frente ao mesmo período de 2024.