País recebe 6,52 milhões de visitantes internacionais até agosto, crescimento de 46,6% em relação a 2024
03/09/2025 – O turismo brasileiro vive um momento histórico. De janeiro a agosto de 2025, o Brasil recebeu 6,52 milhões de turistas internacionais, registrando um aumento de 46,6% em relação ao mesmo período de 2024. O número se aproxima do recorde anual de 6,77 milhões alcançado no ano passado e indica que o país deve superar a marca de 8 milhões de visitantes até o fim do ano.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, celebrou o resultado:
“Em apenas oito meses, já estamos próximos do recorde de 2024. O turismo hoje é a indústria sustentável que gera emprego em todo o país”.
Para o ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, o desempenho demonstra o fortalecimento do Brasil como destino global:
“O Brasil está mais aberto e conectado ao mundo do que nunca. Estamos não apenas alcançando, mas superando metas e colocando o país no patamar que ele merece: o de potência turística mundial”.
Em agosto, o país recebeu 576 mil turistas internacionais, um aumento de 37,8% em relação ao mesmo mês de 2024 — o melhor agosto da história, superando o recorde de 2016, ano dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Principais emissores
-
Argentina: 2,6 milhões
-
Chile: 539 mil
-
Estados Unidos: 516 mil
-
Europa (França, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido): mais de 740 mil
Principais portas de entrada
-
São Paulo: 1,8 milhão de visitantes
-
Rio de Janeiro: 1,4 milhão
-
Rio Grande do Sul: 1,2 milhão
As ações do governo federal, por meio do Ministério do Turismo e da Embratur, para ampliar a conectividade aérea, diversificar a oferta turística e promover o Brasil no exterior foram apontadas como fatores decisivos para esse desempenho.





Add Comment