O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país “começará agora a atacar por terra” cartéis do narcotráfico, ampliando uma ofensiva que até então se concentrava em operações marítimas no Caribe e no Oceano Pacífico. As declarações foram feitas em entrevista à Fox News, sem detalhamento de prazos, alvos específicos ou países diretamente envolvidos.
A retórica ocorre em meio ao aumento das tensões com o México. Apesar de cooperação recente na fronteira e de extradições de líderes do narcotráfico, a presidente Claudia Sheinbaum tem reiterado que não aceita qualquer tipo de intervenção militar estrangeira. Especialistas e organismos internacionais também questionam a legalidade das ações e alertam para o risco de escalada regional.
Trump ainda relacionou a ofensiva à crise na Venezuela, após a captura de Nicolás Maduro, citou a possível visita da líder opositora María Corina Machado a Washington e voltou a destacar o interesse norte-americano no setor petrolífero venezuelano.




