A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou nesta terça-feira (3) que está na Itália e que, por possuir cidadania italiana, não pode ser deportada do país europeu. Em entrevista à CNN, Zambelli declarou: “Tenho cidadania italiana e não podem me deportar. Eles não podem me deportar sendo cidadã italiana”.
A parlamentar também revelou que pretende viver em alguma cidade ao sul da Itália e disse não considerar sua saída do Brasil uma fuga, mas sim um ato de resistência. “Continuo com minhas prerrogativas. O PL me deu suporte político. Tenho conversado com Valdemar da Costa Neto”, afirmou, referindo-se ao presidente nacional do Partido Liberal.
Pedido de licença e condenações
Mais cedo, Zambelli comunicou à Rádio Auri Verde que pedirá licença de seu mandato na Câmara dos Deputados. A decisão ocorre após ela ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no mês de maio, a 10 anos de prisão em regime inicialmente fechado. A pena é consequência da invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ação que também motivou a perda do mandato — que deve ser efetivada pela Câmara após o trânsito em julgado — e a inelegibilidade.
A deputada ainda foi condenada ao pagamento de R$ 2 milhões por danos morais e coletivos. Além disso, ela é investigada em outro inquérito no STF, por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Esse processo, porém, ainda não foi concluído; o julgamento foi interrompido em março após pedido de vista do ministro Nunes Marques.
Voz de Brasília
Fonte: CNN Brasil
Foto: foto da web





Add Comment