Julgamento do núcleo 3 da tentativa de golpe de 2022 começa nesta terça (11) e pode se estender até o dia 19; maioria dos réus é composta por militares de forças especiais.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (11) o julgamento de dez réus acusados de integrar o chamado núcleo 3 da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O grupo é formado majoritariamente por militares das forças especiais, conhecidos como “kids pretos”.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), os réus seriam responsáveis pelo planejamento operacional do golpe, que incluía o plano “Punhal Verde-Amarelo” — com o suposto objetivo de assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB) — e a “Operação Luneta”, que teria como alvo o ministro Alexandre de Moraes.
Este é o terceiro núcleo da trama golpista a ser julgado no STF. Nos últimos meses, 15 pessoas já foram condenadas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão.
Desta vez, a condenação pode ser unânime, já que o ministro Luiz Fux, único a divergir nas sessões anteriores, não participa do julgamento. Com isso, a análise ficará a cargo dos ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.
A sessão começou às 9h com a leitura do relatório de Moraes, que detalha as acusações, provas e defesas. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve falar por até duas horas, reiterando seu pedido de condenação de nove réus e a punição mais branda para Ronald Ferreira de Araújo Junior, acusado apenas de incitação ao crime.
De acordo com Gonet, o grupo compunha o setor tático e coercitivo da organização criminosa, “responsável pelas ações mais severas e violentas, que só não consumaram a ruptura institucional pela resistência dos comandos do Exército e da Aeronáutica”.
Após o pronunciamento da PGR, começam as sustentações orais das defesas, que terão até uma hora cada para argumentar pela absolvição dos acusados.
A sessão de hoje deve seguir até as 19h, com intervalo para almoço, e será retomada na quarta-feira (12), também às 9h.





Add Comment