Pessoas nadam no rio Sena no local de Bras Marie

Crédito,Reuters – Legenda da foto,Vários salva-vidas estarão presentes em todos os três locais ao longo do rio Sena

A promessa de suspender a proibição da natação remonta a 1988, quando o então prefeito de Paris e futuro presidente Jacques Chirac defendeu pela primeira vez a reversão da proibição.

As melhorias realizadas nos últimos 20 anos já levaram a uma redução acentuada das bactérias fecais que entram no rio.

Durante 100 anos, foi proibido nadar no rio devido aos níveis de poluição da água que poderiam deixar as pessoas doentes.

O rio Sena foi reaberto para os nadadores parisienses nesta manhã pela primeira vez desde 1923, oferecendo aos moradores e turistas um alívio bem-vindo após as temperaturas escaldantes. A abertura sazonal do Sena para a natação é vista como um legado importante dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, quando nadadores de águas abertas e triatletas competiram em suas águas, que foram especialmente limpas para o evento.

Crédito,Getty Images – Pessoas nadam no local de banho seguro de Bercy, no rio Sena, em seu dia de abertura, em Paris, em 5 de julho de 2025.

Antes dos Jogos Olímpicos do verão passado, mais de € 1,4 bilhão (R$ 8,9 bilhões) foi investido na limpeza do Sena.

Mas, na preparação para os jogos, havia dúvidas se o Rio Sena estaria pronto para as Olimpíadas depois que foi revelado que ele não passou nos testes de qualidade da água.

Os organizadores culparam as chuvas pelo aumento da poluição, que limitou a capacidade dos atletas de treinar para o triatlo, a maratona de natação e o paratriatlo.

Em julho passado, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e outros membros do comitê olímpico entraram no Sena para provar que era seguro nadar nele.