Quando o assunto é calibragem de pneus, não faltam palpites. Alguns motoristas juram que colocar duas ou três libras a mais melhora o consumo de combustível. Outros, por sua vez, preferem reduzir a pressão para deixar o carro mais confortável. Mas, afinal, quem está certo?
A resposta correta está no manual do proprietário do veículo. É lá que o fabricante informa a pressão ideal para os pneus, considerando segurança, desempenho, conforto e durabilidade.
Colocar mais pressão do que o recomendado pode, de fato, reduzir o atrito com o solo e melhorar ligeiramente o consumo. No entanto, isso compromete a estabilidade do carro, o conforto da suspensão e desgasta os pneus de forma irregular, reduzindo sua vida útil.
Já andar com pressão abaixo do ideal deixa o carro mais macio, mas traz sérios riscos: perda de estabilidade nas curvas, maior distância de frenagem, aumento do consumo de combustível e desgaste prematuro dos pneus.
Conclusão: não caia em mitos ou “dicas” de quem acha que entende do assunto. A pressão ideal do pneu é a indicada pela montadora e deve ser seguida à risca, variando conforme a carga e o número de passageiros. Manter a calibragem correta é fundamental para a sua segurança e economia.
Voz de Brasília
Fonte: msn
Foto: foto da web





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