Banner GDF – Creche
Política Últimas Notícias

Portos brasileiros batem recorde com 532 milhões de toneladas movimentadas em 2025

Os portos brasileiros alcançaram um marco histórico ao movimentar 532 milhões de toneladas de cargas nos cinco primeiros meses de 2025, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O volume representa um aumento de 0,8% em relação ao mesmo período de 2024, até então o maior já registrado. O desempenho é impulsionado especialmente pelo agronegócio e por investimentos em infraestrutura portuária.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, atribuiu o crescimento às políticas públicas voltadas ao setor. “Estamos ampliando a capacidade dos portos e descentralizando a movimentação de cargas, promovendo o desenvolvimento em todas as regiões do país”, afirmou.

O secretário nacional de Portos, Alex Ávila, destacou o papel do agronegócio no resultado. “A produção agropecuária tem sido fundamental. Com safras recordes, especialmente de cereais, a expectativa é de um segundo semestre ainda mais forte”, disse.

Maio foi o terceiro mês consecutivo com recorde, registrando 118,4 milhões de toneladas movimentadas — 7% a mais do que no mesmo mês de 2024. O Porto de Rio Grande (RS) foi um dos destaques, com crescimento de 47% em relação ao ano anterior, influenciado pela retomada das operações após as chuvas que afetaram o estado no mesmo período de 2024.

Também houve avanço na movimentação de contêineres. Em 2024, o crescimento foi de 20%, e os primeiros meses de 2025 já mostram alta de 7% em relação ao ano passado.

O governo federal prevê ainda novos leilões em 2025 para ampliar a capacidade portuária. Entre eles, está o do terminal de contêineres do Porto de Santos (Tecon Santos 10), que deve aumentar em 50% a capacidade do maior porto do país. Também estão previstos leilões de canais de acesso nos portos de Paranaguá, Itajaí, Santos, Bahia e Rio Grande.

As medidas devem permitir a chegada de embarcações de maior porte e maior eficiência na movimentação de navios e cargas, reforçando o papel estratégico do setor portuário para a economia nacional.

Fonte:Brasil61