Os portos brasileiros alcançaram um marco histórico ao movimentar 532 milhões de toneladas de cargas nos cinco primeiros meses de 2025, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O volume representa um aumento de 0,8% em relação ao mesmo período de 2024, até então o maior já registrado. O desempenho é impulsionado especialmente pelo agronegócio e por investimentos em infraestrutura portuária.
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, atribuiu o crescimento às políticas públicas voltadas ao setor. “Estamos ampliando a capacidade dos portos e descentralizando a movimentação de cargas, promovendo o desenvolvimento em todas as regiões do país”, afirmou.
O secretário nacional de Portos, Alex Ávila, destacou o papel do agronegócio no resultado. “A produção agropecuária tem sido fundamental. Com safras recordes, especialmente de cereais, a expectativa é de um segundo semestre ainda mais forte”, disse.
Maio foi o terceiro mês consecutivo com recorde, registrando 118,4 milhões de toneladas movimentadas — 7% a mais do que no mesmo mês de 2024. O Porto de Rio Grande (RS) foi um dos destaques, com crescimento de 47% em relação ao ano anterior, influenciado pela retomada das operações após as chuvas que afetaram o estado no mesmo período de 2024.
Também houve avanço na movimentação de contêineres. Em 2024, o crescimento foi de 20%, e os primeiros meses de 2025 já mostram alta de 7% em relação ao ano passado.
O governo federal prevê ainda novos leilões em 2025 para ampliar a capacidade portuária. Entre eles, está o do terminal de contêineres do Porto de Santos (Tecon Santos 10), que deve aumentar em 50% a capacidade do maior porto do país. Também estão previstos leilões de canais de acesso nos portos de Paranaguá, Itajaí, Santos, Bahia e Rio Grande.
As medidas devem permitir a chegada de embarcações de maior porte e maior eficiência na movimentação de navios e cargas, reforçando o papel estratégico do setor portuário para a economia nacional.
Fonte:Brasil61





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