Banner publicitário 728x90
golpe PCDF Últimas Notícias

PCDF desarticula quadrilhas do golpe do “falso advogado” em operação interestadual

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, nesta terça-feira (3), uma operação para desmantelar duas organizações criminosas especializadas no golpe conhecido como “falso advogado”. A ação resultou no cumprimento de prisões preventivas, mandados de busca e apreensão e sequestro de valores, com alvos localizados na cidade de São Paulo.

As investigações tiveram início em julho do ano passado, após dois moradores de Taguatinga relatarem terem sido enganados por criminosos que se passavam por advogados responsáveis por seus processos judiciais. Com acesso a informações detalhadas das ações, os golpistas exigiram o pagamento de supostas taxas para liberação de valores, causando prejuízos que somam cerca de R$ 80 mil às vítimas.

Segundo a PCDF, os criminosos obtinham acesso indevido a credenciais de advogados para consultar processos em tramitação no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e na Justiça Federal. O esquema envolvia o uso de senhas vazadas na internet e a recuperação de contas no sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe), permitindo a consulta de dados sigilosos e conferindo aparência de legitimidade às abordagens.

Com o avanço das apurações, foram identificados dois grupos distintos de estelionatários, ambos com base na Zona Leste de São Paulo. A Justiça autorizou cinco prisões preventivas e expediu dez mandados de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de valores obtidos por meio das fraudes, todos cumpridos na capital paulista.

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato na modalidade de fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Após o cumprimento das medidas judiciais, os suspeitos permanecerão à disposição da Justiça, enquanto as investigações seguem para identificar possíveis outras vítimas do esquema.