Banner GDF – Creche
Coluna Internacional Últimas Notícias

Papa Leão XIV pede fim da “guerra de palavras” e defende liberdade para jornalistas presos em todo o mundo

Durante seu primeiro encontro oficial com jornalistas internacionais no Vaticano, realizado nesta segunda-feira (12), o Papa Leão XIV fez um apelo contundente pela libertação de profissionais de imprensa presos ao redor do mundo e pelo fim do que classificou como uma “guerra de palavras” que contribui para a polarização e a intolerância nas sociedades contemporâneas.

O pontífice afirmou que a comunicação é essencial para a promoção da paz e da verdade, e pediu que os profissionais da mídia exerçam seu trabalho com responsabilidade, sensibilidade e compromisso com o bem comum. “A paz começa com cada um de nós, com a forma como olhamos para os outros, ouvimos os outros e falamos sobre os outros. Nesse sentido, a maneira como nos comunicamos é de importância fundamental. Precisamos dizer não à guerra de palavras, de imagens”, declarou.

Papel da imprensa e liberdade de expressão

Em seu discurso, Leão XIV destacou o papel fundamental da imprensa na cobertura de conflitos e violações de direitos humanos, especialmente em zonas de guerra e regimes autoritários. Segundo ele, cabe aos jornalistas dar voz a quem não tem voz, expondo injustiças e combatendo o extremismo e a desinformação.

“A comunicação deve ser capaz de escutar. O sofrimento dos jornalistas presos desafia a consciência das nações e da comunidade internacional, convocando todos nós a salvaguardar o precioso dom da liberdade de expressão e de imprensa”, afirmou o Papa, ao expressar solidariedade da Igreja Católica aos profissionais detidos por exercerem sua atividade jornalística.

Dados da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) indicam que, em 1º de dezembro de 2024, havia quase 550 jornalistas presos em diferentes partes do mundo e outros 55 estavam sequestrados.

Inteligência Artificial e ética na comunicação

O pontífice também voltou a abordar o tema da Inteligência Artificial (IA), alertando para os riscos do uso indiscriminado da tecnologia na comunicação. Ele defendeu que a IA seja aplicada com “responsabilidade e discernimento”, evitando a manipulação da informação e a disseminação de discursos de ódio.

O encontro ocorre em um momento de intensa presença da imprensa internacional no Vaticano, devido à repercussão do conclave. Leão XIV foi aplaudido por diversos momentos durante sua fala e, ao final, fez questão de cumprimentar pessoalmente vários jornalistas presentes no evento.

Voz de Brasília

Fonte: Blog do Riella

Foto: foto da web