Banner publicitário
DF Saúde Últimas Notícias

Novo método contraceptivo passa a ser oferecido nas unidades básicas de saúde do DF

<

A rede pública de saúde do Distrito Federal passou a disponibilizar um novo método contraceptivo nas unidades básicas de saúde (UBSs). O Implanon, implante subdérmico liberador de etonogestrel, foi recentemente incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e já está sendo ofertado na atenção primária, inicialmente para grupos prioritários.

Ao todo, cerca de 10,1 mil unidades do contraceptivo foram enviadas ao DF pelo Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a ampliação do público atendido ocorrerá conforme a chegada de novos lotes. A medida busca atender mulheres para as quais os métodos disponíveis até então não eram os mais adequados.

[the_ad id=”27980″]

De acordo com Viviane Albuquerque, referência técnica em Saúde da Mulher na Atenção Primária, alguns métodos exigiam uso contínuo ou apresentavam riscos específicos. O Implanon, por sua vez, não depende do uso diário, o que aumenta a adesão e a eficácia no planejamento reprodutivo, especialmente entre usuárias com dificuldade de manter o uso regular de anticoncepcionais orais ou injetáveis.

Assim como o DIU, o Implanon é classificado como contraceptivo reversível de longa duração (LARC). A inserção é simples e rápida, realizada por médicos e enfermeiros capacitados, com uso apenas de anestesia local, aplicada na parte interna do braço. O dispositivo pode atuar no organismo por até três anos, oferecendo proteção contínua contra a gravidez.

Outro destaque é a alta efetividade do método, com taxa superior a 99%, sendo comparável à laqueadura, porém sem necessidade de procedimento cirúrgico. A Secretaria de Saúde reforça que toda a população em idade fértil pode buscar aconselhamento nas UBSs, onde são oferecidos diversos métodos contraceptivos. Apenas os preservativos garantem proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e a escolha deve ser feita de forma orientada e compartilhada com profissionais de saúde.

Tags