Brasília, terça-feira, 13 de outubro de 2026
VÍDEOS: Bom Dia DF de terça-feira, 13 de outubro de 2026

VÍDEOS: Bom Dia DF de terça-feira, 13 de outubro de 2026

P
Paulo Fayad
Redator
13 de outubro de 2026
Compartilhar:

Veja as reportagens do telejornal com as notícias do DF.

As principais notícias que movimentam o Distrito Federal e o cenário nacional e internacional nesta terça-feira, 13 de outubro de 2026, foram destaque no telejornal Bom Dia DF, conforme reportagens do G1 DF. O noticiário matinal abordou desde a saúde do Papa, com a confirmação de um adenocarcinoma de pulmão, até os últimos desdobramentos das Eleições 2026, a um dia do pleito, além de discussões legislativas importantes e casos que envolvem brasileiros no exterior. A agenda do dia também foi marcada por um luto na música brasileira, com a partida de um ícone do axé, e por um projeto de lei do governo que busca beneficiar microempreendedores individuais.

O Vaticano confirmou que o Papa está com adenocarcinoma de pulmão, doença que já era suspeita por médicos antes de sua cirurgia, conforme comunicado emitido pela Santa Sé há 29 minutos. A notícia gerou grande preocupação global e trouxe à tona discussões sobre o tratamento e os profissionais de saúde responsáveis pela equipe médica do pontífice, que foram detalhados em reportagem há 6 minutos. Entender o que é um adenocarcinoma de pulmão e como ocorre seu tratamento torna-se fundamental para acompanhar o desdobramento do quadro de saúde do líder religioso, impactando fiéis e a comunidade internacional.

No cenário político-eleitoral, as Eleições 2026 continuam a render debates acalorados na Justiça. O ministro Nunes Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou o funcionamento do que foi chamado de "Exército do Lula", mas impôs uma suspensão de 48 horas ao canal, citando a lei eleitoral. Este é o mais recente capítulo de um "vaivém" na Justiça Eleitoral, que tem gerado cronologias extensas para entender todas as decisões. A campanha de Lula registrou o canal há 46 minutos, após uma ordem do próprio presidente do TSE.

G1 DF
Foto: G1 DF

Outro tema de grande repercussão no Congresso é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa pôr fim à escala de trabalho 6x1. O Senado Federal realizou a sua 4ª sessão de discussão sobre o tema, um assunto que mobiliza trabalhadores e o setor produtivo. A surpresa veio com a mudança de posicionamento do senador Flávio Bolsonaro, que declarou votar a favor da PEC, há 6 horas. O presidente Lula atribuiu essa alteração à "pressão da sociedade", alegando que a mobilização popular fez com que o PL, partido do senador, recuasse de sua posição anterior e apoiasse o fim da escala.

A poucos dias do pleito, o governo federal enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que perdoa dívidas de Microempreendedores Individuais (MEIs), há 6 horas. A medida é vista como uma tentativa de angariar apoio político e aliviar a situação financeira de pequenos negócios às vésperas da eleição. Em paralelo, o presidente do PT admitiu "falhas" na campanha e criticou a falta de diálogo dentro do partido. No horário eleitoral, o presidente Lula abordou segurança pública e atos, enquanto Flávio detalhou o "Smart Brasil" e programas sociais, buscando conquistar o eleitorado.

No âmbito internacional, dois casos envolvendo brasileiros ganharam destaque. Uma atriz brasileira, detida pelo ICE (Immigration and Customs Enforcement) em um aeroporto, foi liberada para deixar os EUA de forma voluntária, conforme informado por sua família há 2 horas. No entanto, outro brasileiro, legalmente nos EUA, foi detido acusado de dirigir bêbado, entregue ao ICE e levado para a prisão, também há 2 horas. Esses episódios reforçam a complexidade das leis de imigração e os desafios enfrentados por cidadãos brasileiros em território estrangeiro.

Por fim, o mundo da música lamenta a morte de Netinho, um dos principais cantores do axé, aos 60 anos, em um luto que ecoou por todo o Brasil há 5 horas. O artista, que lutava contra o linfoma não Hodgkin, havia falado sobre a morte durante seu tratamento, afirmando que "partiria feliz". Sua filha postou uma emocionante homenagem com uma foto da infância, declarando "Te amo para sempre". A doença que vitimou Netinho, o linfoma não Hodgkin, é tratável, mas os custos podem chegar a impressionantes R$ 4 milhões, um dado que ressalta o alto valor dos tratamentos para câncer. As notícias de hoje refletem um panorama multifacetado, com a saúde do Papa, os desdobramentos eleitorais e os debates legislativos dominando a atenção, enquanto a cultura e os dramas humanos também marcam o noticiário.

Publicidade
DETRAN-DF - Campanha Segurança do Motociclista 2026