Brasília, sexta-feira, 9 de outubro de 2026
VÍDEOS: Bom Dia DF de sexta-feira, 9 de outubro de 2026

VÍDEOS: Bom Dia DF de sexta-feira, 9 de outubro de 2026

P
Paulo Fayad
Redator
9 de outubro de 2026
Compartilhar:

Veja as reportagens do telejornal com as notícias do DF.

VÍDEOS: Bom Dia DF de sexta-feira, 9 de outubro de 2026

O noticiário desta sexta-feira, 9 de outubro de 2026, foi marcado por eventos de grande repercussão, que vão desde a disputa eleitoral no Brasil até um devastador terremoto no Panamá, passando por incidentes em solo nacional e uma significativa movimentação econômica. As principais reportagens do dia foram compiladas pelo telejornal Bom Dia DF, trazendo as notícias mais relevantes para o Distrito Federal e o país.

No cenário político, as Eleições de 2026 ganharam destaque com a reestreia da campanha eleitoral na televisão, onde os candidatos Flávio e Lula travaram um embate direto sobre benefícios sociais. Este confronto televisivo acontece após o início da campanha no rádio, que ocorreu há quatro horas. A disputa acirrada e as projeções políticas já reverberam no mercado financeiro, demonstrando a sensibilidade da economia aos rumos das eleições.

O mercado financeiro reagiu de forma notável às últimas pesquisas. Há quatro horas, o Ibovespa bateu um novo recorde, impulsionado pela divulgação de um Datafolha que colocou Flávio à frente na corrida presidencial. Em um movimento positivo para a economia, o dólar registrou queda, atingindo R$ 4,98. A subida do Ibovespa e a valorização do real são diretamente relacionadas à expectativa do mercado de que o candidato, se eleito, promova uma mudança na política fiscal, gerando otimismo entre os investidores.

G1 DF
Foto: G1 DF

Enquanto a política e a economia agitavam o país, um grave incidente policial foi registrado em Sergipe. Há 42 minutos, a PM afastou um sargento suspeito de efetuar disparos para o alto em um ato pró-Lula, ocorrido na porta da Federal de Sergipe. O tumulto gerado por essa ação aconteceu há 56 minutos, levantando questões sobre a conduta policial em manifestações políticas e a segurança pública no estado.

Um desastre aéreo abalou o interior de Minas Gerais, onde três pessoas morreram após a queda de um avião da PM. O Beech King Air 300, de matrícula PP-EJO, caiu perto de um aeroporto enquanto se deslocava de Belo Horizonte para Ipatinga. O incidente, ocorrido há 48 minutos nos Vales de Minas Gerais, traz luto e alerta sobre a segurança da aviação de transporte oficial no estado, com as causas do acidente ainda sob investigação.

Internacionalmente, o Panamá foi atingido por um terremoto de magnitude 7,7, que provocou cenas de pânico e destruição. Há uma hora, apresentadores de um programa esportivo abandonaram a transmissão ao vivo durante o tremor. O impacto foi tamanho que, há uma hora, registraram-se quedas de marquises e prédios esvaziados, com um brasileiro relatando o susto. Parte de um hotel desabou no Panamá, em vídeos que circularam há duas horas. O tremor ocorreu em profundidade considerada rasa, o que intensifica o potencial de destruição e desabamentos.

O contexto geológico explica a recorrência de tais eventos na região. O Panamá fica no Círculo de Fogo do Pacífico, área que concentra 90% dos tremores em todo o mundo. A América Latina, historicamente, já presenciou três dos maiores tremores da história, e sua localização geográfica a torna suscetível a terremotos devido à interação de placas tectônicas. Há duas horas, foi esclarecido como um terremoto pode formar um tsunami, o que eleva a preocupação com os desdobramentos de eventos sísmicos.

Em um desdobramento geopolítico, há duas horas, o Governo Trump sancionou o Tribunal Penal Internacional após uma juíza ganhar o Nobel da Paz. As críticas ao TPI e as sanções impostas por Washington evidenciam tensões internacionais e a complexidade das relações diplomáticas e jurídicas globais, influenciando a atuação de organismos internacionais. Este conjunto de notícias, do embate político à tragédia natural, reflete a dinamicidade e a imprevisibilidade do cenário nacional e mundial neste 9 de outubro de 2026.

Publicidade
DETRAN-DF - Campanha Segurança do Motociclista 2026