
Paula Belmonte quer convocar professores e reduzir déficit em mais setores
Belmonte fez a promessa durante uma sabatina sobre o serviço público, promovida pelo 6º Encontro Nacional de Lideranças, nesta quinta-feira
**Paula Belmonte Promete Convocação de Professores e Combate a Déficits no GDF**
**Governo do DF**
**Fonte: Metrópoles DF**
A candidata ao Governo do Distrito Federal (GDF) Paula Belmonte (PSDB) firmou compromissos significativos para o serviço público da capital, prometendo a convocação de professores efetivos para a rede de ensino e a redução de déficits em diversas outras áreas governamentais. A declaração foi feita nesta quinta-feira (27/8) durante uma sabatina sobre o serviço público, que integrou o 6º Encontro Nacional de Lideranças, realizado em Brasília (DF). A tucana enfatizou a necessidade de valorizar os servidores e reestruturar a máquina pública para otimizar o atendimento à população do Distrito Federal.
O principal ponto de sua promessa inicial reside na educação, setor que, segundo a candidata, sofre com um excesso de contratos temporários. Paula Belmonte declarou abertamente a intenção de aumentar o quadro de profissionais efetivos. "Hoje, nós temos a educação do DF ocupada por contratos temporários, não temos a quantidade adequada de professores", afirmou a candidata durante o evento. Ela reforçou que a convocação de novos servidores não é apenas uma questão numérica, mas fundamental para a qualidade do ensino e o bem-estar dos profissionais. "Precisamos fazer com que esse professor tenha vínculo com as nossas crianças, que ele tenha estrutura dentro das escolas. Isso é valorização", pontuou Belmonte, evidenciando a ligação entre a estabilidade do docente e o desenvolvimento dos alunos.

A visão da candidata, no entanto, não se restringe apenas à área da educação. Belmonte avaliou que a carência de servidores efetivos é um problema transversal que afeta múltiplas áreas do GDF. Ela citou a Secretaria de Saúde como outro exemplo crítico, mencionando o déficit de médicos, que compromete a capacidade de atendimento e a qualidade dos serviços prestados à população. "Precisa ter médico com condições de trabalho, não adianta sobrecarregar", disse Paula, reforçando que a insuficiência de recursos humanos não se limita a uma única categoria. "Nós não temos a quantidade adequada de professores, de recursos humanos de todas carreiras para a saúde, de servidores para recompor a segurança pública…", enumerou, indicando um cenário de desfalque generalizado.
Apesar de sinalizar a intenção de reestruturar carreiras e promover chamamentos públicos, a candidata optou por não entrar em detalhes sobre os planos específicos para cada setor. Sua justificativa para a falta de pormenores foi a necessidade de, primeiramente, ter acesso a dados concretos. Belmonte afirmou que precisa ter em mãos os números precisos do déficit de servidores em cada área, bem como o montante exato do rombo nas contas públicas do Distrito Federal. Contudo, para tranquilizar as diversas categorias do funcionalismo, a candidata garantiu que, se eleita, manterá uma mesa de negociação permanente com as carreiras, buscando um diálogo contínuo para construir soluções.
Na mesma linha de uma gestão focada na eficiência e transparência da máquina pública, Paula Belmonte reiterou um de seus compromissos mais audaciosos: deflagrar uma auditoria completa no Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores (Inas-DF). A promessa de um "pente-fino" no órgão, caso ela seja eleita, reflete a preocupação com a saúde dos servidores, que dependem diretamente dos serviços prestados pelo Inas. "Nós estamos, infelizmente, a ponto de os servidores ficarem doentes e não ter a quem recorrer", diagnosticou a candidata, alertando para a gravidade da situação e a urgência de uma intervenção.
Para viabilizar a superação desses déficits e a realização de tais investimentos, Belmonte apresentou um estudo em suas mãos que, segundo ela, aponta para a perda de aproximadamente 30% dos recursos do GDF. Essa perda seria resultado direto de má gestão e atos de corrupção. A candidata argumentou que, caso o Poder Executivo consiga estancar essa sangria de recursos, haverá um fôlego financeiro muito maior para atender às demandas da população e, simultaneamente, valorizar os servidores públicos por meio de melhores condições de trabalho e, implicitamente, por meio das convocações prometidas. Essa visão conecta a eficiência na gestão de recursos com a capacidade de investimento em pessoal e serviços.
Os compromissos de Paula Belmonte, apresentados no 6º Encontro Nacional de Lideranças, marcam uma pauta de gestão focada na valorização do funcionalismo e na otimização dos recursos públicos. A proposta de convocação de professores, a redução de déficits em áreas críticas como saúde e segurança, a reestruturação de carreiras e a auditoria no Inas-DF são eixos centrais de sua campanha, buscando endereçar as preocupações de uma parcela significativa do eleitorado brasiliense.
Após a sabatina, que delineou suas prioridades para o serviço público, a candidata Paula Belmonte tinha programadas agendas públicas apenas para o período noturno desta quinta-feira. Às 19h, ela se reuniria com conselheiros tutelares no Quiosque da Branca, localizado no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Posteriormente, às 20h, a candidata compareceria ao auditório da Câmara Legislativa para participar da "Sessão Solene Primeira Infância: Homenagem a quem Cuida", encerrando um dia de intensa atividade política em que buscou reforçar suas propostas de governo para o Distrito Federal.
Últimas Notícias

Mais de 35 mil mesários e agentes são treinados para Eleições no DF
27/08/2026TV Brasil estreia série documental Identidade #Transvive nesta quinta
27/08/2026Participantes do Mais Motoristas têm até 3/9 para enviar documentos
27/08/2026
