Brasília, domingo, 13 de setembro de 2026
Guterres e Modi discutem BRICS, guerras e riscos de armas autônomas

Guterres e Modi discutem BRICS, guerras e riscos de armas autônomas

D
Deijanete Fayad
Redator
12 de setembro de 2026
Compartilhar:

O secretário-geral da ONU, António Guterres, reuniu-se com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, antes da cúpula do BRICS em Nova Délhi. Segundo a ONU, os dois discutiram reforma das instituições multilaterais, conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia e seus impactos sobre a economia global.

O encontro também tratou do risco crescente das armas autônomas letais e da necessidade de instituições internacionais mais representativas.

ANÁLISE DE DEIJANETE FAYAD — A nova ordem mundial está sendo negociada ao mesmo tempo em que guerras, tecnologia e economia se cruzam. O BRICS ganha peso justamente porque países emergentes querem mais voz. Mas influência sem responsabilidade não basta: multipolaridade precisa produzir cooperação, não apenas novos blocos de disputa.

Fonte: ONU — https://www.un.org/sg/en/spokesperson