Brasília, sexta-feira, 9 de outubro de 2026
Ministério dos Direitos Humanos planeja expansão de programas de proteção a defensores…

Ministério dos Direitos Humanos planeja expansão de programas de proteção a defensores…

P
Paulo Fayad
Redator
9 de outubro de 2026
Compartilhar:

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania estuda a implementação de novas diretrizes para fortalecer o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH). A iniciativa busca descentralizar o atendimento e garantir que lideranças que atuam na linha de frente recebam suporte jurídico e psicossocial de forma mais célere e eficaz no Distrito Federal e regiões metropolitanas.

De acordo com informações institucionais, a prioridade é integrar as forças de segurança locais e órgãos federais para criar um cinturão de proteção em torno de indivíduos sob ameaça. O plano prevê a realização de fóruns de discussão com a sociedade civil organizada para identificar lacunas nos atuais protocolos de emergência, permitindo uma resposta governamental mais robusta diante de situações de risco iminente.

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Foto: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Além da segurança física, a pasta pretende investir na visibilidade institucional das causas defendidas por esses profissionais. A estratégia consiste em transformar a proteção em um processo de legitimação política, desencorajando atos de violência através da presença constante do Estado e do monitoramento internacional das denúncias registradas.

No cenário atual, a colaboração com embaixadas e organismos internacionais sediados em Brasília também é vista como um pilar fundamental. O objetivo é alinhar as práticas brasileiras aos tratados internacionais de proteção, garantindo que o Brasil cumpra seu papel de liderança na pauta humanitária global.

A expectativa é que o detalhamento técnico do cronograma de expansão seja divulgado nos próximos meses, após a conclusão de diagnósticos regionais que estão sendo conduzidos por equipes técnicas da secretaria nacional responsável pela política de proteção.

Publicidade
DETRAN-DF - Campanha Segurança do Motociclista 2026