Frente fria leva chuva e ventania à capital paulista e áreas do estado
Uma frente fria que avança sobre o Sudeste vai provocar queda na temperatura já nesta noite de quinta-feira (20) e também na sexta na capital paulista e em parte do estado.
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, na sexta-feira haverá o aumento da presença de nuvens, o que evitará o aumento da temperatura. A mínima na capital deve ser de 14ºC, com a máxima chegando a 24ºC no início da tarde.
Notícias relacionadas:Rio de Janeiro lança ação integrada de prevenção ao El Niño.Ciclone extratropical favorece tempestade no Rio Grande do Sul .Respostas à crise climática exigem inovação, defende setor elétrico .Entre sexta e domingo, São Paulo, sua região metropolitana, a baixada santista, Litoral Norte e partes do interior podem ser atingidos por pancadas de chuva e rajadas de vento moderadas a forte. De acordo com a previsão, os ventos podem superar a velocidade de 75 km/h.
Essa ventania também deve atingir cidades do interior como Registro, Sorocaba, Campinas, São José dos Campos, Marília, Presidente Prudente, Bauru e Araraquara. Pode haver queda de árvores, destelhamentos, interrupção do fornecimento de energia elétrica e danos a estruturas mais vulneráveis.
No interior, a ausência prolongada de chuvas e o solo seco favorecem a formação de tempestades de poeira.
No sábado, a previsão para a capital paulista é de céu nublado e mínima de 12ºC durante a madrugada. A máxima deve ser de 23ºC. Não há previsão de chuva. Em algumas regiões do interior do estão, a temperatura mínima pode chegar a 10ºC.
Frente fria leva chuva e ventania à capital paulista e áreas do estado
Uma frente fria avançando sobre o Sudeste provocará uma significativa queda na temperatura já na noite desta quinta-feira (20) e se estenderá pela sexta-feira, afetando a capital paulista e diversas regiões do estado de São Paulo. Além do declínio térmico, a população deve se preparar para pancadas de chuva, fortes rajadas de vento e possíveis tempestades de poeira em áreas do interior, conforme alerta a Defesa Civil de São Paulo. Os ventos podem superar a velocidade de 75 km/h, trazendo riscos de danos estruturais e interrupção no fornecimento de energia.
A chegada da frente fria resultará em um aumento da presença de nuvens na sexta-feira, fator que contribuirá para evitar a elevação da temperatura. Na capital paulista, a mínima esperada é de 14ºC, enquanto a máxima deve alcançar 24ºC no início da tarde. Essa condição climática representa uma mudança brusca para os moradores, que deverão adaptar-se às novas condições meteorológicas.
Entre sexta-feira e domingo, diversas regiões do estado estarão sob alerta para a ocorrência de pancadas de chuva e rajadas de vento que podem variar de moderadas a fortes. Entre as áreas mais impactadas estão a Grande São Paulo, a Baixada Santista, o Litoral Norte e outras partes do interior. A intensidade dos ventos, com potencial para ultrapassar os 75 km/h, eleva o risco de incidentes.
As rajadas de vento não se restringirão à capital e ao litoral, estendendo-se a cidades do interior como Registro, Sorocaba, Campinas, São José dos Campos, Marília, Presidente Prudente, Bauru e Araraquara. Nesses locais, a Defesa Civil de São Paulo alerta para a possibilidade de queda de árvores, destelhamentos de imóveis, interrupção no fornecimento de energia elétrica e danos a estruturas mais vulneráveis. A população dessas cidades é orientada a tomar precauções e estar atenta aos comunicados dos órgãos de segurança.
Paralelamente aos riscos de vendaval, o interior do estado enfrenta um cenário propício para a formação de tempestades de poeira. A ausência prolongada de chuvas e o solo seco, fatores que se agravaram nos últimos tempos, criam as condições ideais para que a força dos ventos levante grandes volumes de terra e poeira, reduzindo drasticamente a visibilidade e impactando a qualidade do ar, além de oferecer riscos à saúde e ao trânsito.
Para o sábado, a previsão meteorológica indica céu nublado na capital paulista, com a temperatura mínima caindo ainda mais, chegando a 12ºC durante a madrugada. A máxima esperada para o dia é de 23ºC. Contudo, diferentemente da sexta-feira, não há previsão de chuva para a capital nesse dia. Em algumas regiões do interior, o frio será ainda mais intenso, com as temperaturas mínimas podendo atingir 10ºC, exigindo maior cuidado com a saúde e o bem-estar.
A chegada desta frente fria ressalta a vulnerabilidade das grandes cidades e das áreas rurais a eventos climáticos extremos. A necessidade de monitoramento constante e de ações de prevenção por parte das autoridades, como as já mencionadas em notícias relacionadas sobre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, torna-se evidente. A atuação coordenada da Defesa Civil e a conscientização da população são cruciais para mitigar os impactos desses fenômenos e garantir a segurança de todos frente às imprevisíveis mudanças climáticas.
Últimas Notícias

Eleições no DF: disputa para deputado distrital tem o menor número de candidatos em…
20/08/2026Brasil bate Argentina e vai à semi de qualificatório para Pré-Olímpico
20/08/2026
Eleições no DF: Celina Leão lidera com 34% e abre 12 pontos sobre Arruda, aponta Real…
20/08/2026
MPF questiona registro de Arruda no DF; ex-governador afirma que candidatura está de…
20/08/2026
