
Celina Leão planeja criar tarifa zero gradual no transporte público do DF
Candidata destacou que os inscritos no CadÚnico serão os primeiros beneficiados pelo transporte público gratuito
Celina Leão propõe tarifa zero gradual no transporte público do DF, começando pelo CadÚnico
Brasília, DF – A governadora e candidata à reeleição do Distrito Federal, Celina Leão (PP), anunciou nesta sexta-feira (18/9) seu plano para implementar a tarifa zero diária no transporte público de forma gradativa. A proposta, que visa tornar o serviço gratuito em fases, priorizará inicialmente os beneficiários inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), ou seja, pessoas em situação de vulnerabilidade social. A declaração foi feita durante sabatina promovida pelo grupo O Globo, onde a mandatária detalhou os primeiros passos de sua ambiciosa iniciativa para a mobilidade urbana do Distrito Federal.
A estratégia delineada pela candidata à reeleição é de uma implementação faseada, que permita um controle mais rigoroso e uma adaptação progressiva do sistema. “Não posso do dia para a noite colocar o tarifa zero para todo mundo. Precisamos fazer isso por incremento, primeiro o CadÚnico”, explicou a governadora, enfatizando a necessidade de uma transição cautelosa e estruturada. A medida representa um potencial alívio significativo no orçamento de milhares de famílias brasilienses, especialmente aquelas que dependem exclusivamente do transporte coletivo e enfrentam dificuldades financeiras.
Segundo a postulante ao Palácio do Buriti, o plano de tarifa zero será viabilizado por meio de uma gestão mais eficiente dos recursos já destinados ao transporte público. A governadora destacou a intenção de reduzir gastos desnecessários e de promover um reequilíbrio nos contratos existentes com as empresas prestadoras do serviço. Celina Leão expressou confiança de que o montante atual de R$ 2 bilhões, que é desembolsado anualmente para o setor, será suficiente para sustentar o programa. "Tenho certeza que com o valor que gasto hoje com o transporte público, que chega a quase R$ 2 bilhões, consigo manter um transporte público de qualidade e gratuito", afirmou.

A inspiração para a proposta do governo vem dos resultados positivos observados com o programa “Vai de Graça”, que já garante a isenção da tarifa de ônibus e metrô aos domingos e feriados no Distrito Federal. A governadora ressaltou o impacto econômico benéfico dessa iniciativa no comércio local. De acordo com Celina Leão, a gratuidade nesses dias específicos impulsionou a economia ao permitir que mais pessoas circulem e consumam. "O programa trouxe algo diferente para nós no comércio. Nós aumentamos a arrecadação no domingo porque, antes, a pessoa que não tinha condição de sair de casa agora pode sair. Ela vai para a igreja, ao cinema, ao shopping e consome mais", detalhou.
A implementação da tarifa zero, começando pelas famílias do CadÚnico, representa um impacto direto e positivo na vida dos cidadãos mais vulneráveis do DF. Além de aliviar o peso financeiro diário, a medida pode ampliar o acesso a oportunidades de emprego, saúde, educação e lazer, que muitas vezes são limitadas pela falta de recursos para o deslocamento. A mobilidade social tende a ser facilitada, permitindo que essas pessoas se integrem mais plenamente à vida econômica e social da capital.
Em outro momento da sabatina, a governadora também abordou as dificuldades enfrentadas para obter apoio da União em relação ao Banco de Brasília (BRB). A discussão surgiu em resposta a uma declaração do presidente Lula, que afirmou que "não vai dar dinheiro para o BRB". Celina Leão criticou a postura do presidente, classificando-a como prejudicial à instituição financeira.
A mandatária do DF afirmou que a fala de Lula pode configurar um crime contra o sistema financeiro, dada a situação de um banco em recuperação. "Cabe uma ação formal. Estamos protocolando uma ação na CVM, porque é crime contra o sistema financeiro. O crime é que estamos com uma ação aberta com um banco em recuperação e ele age no descrédito desse banco, isso é crise de liquidez", declarou a governadora, indicando que tomará medidas legais para contestar as afirmações do presidente.
A proposta de tarifa zero no transporte público do DF, portanto, não se restringe a uma promessa de campanha, mas se estrutura sobre uma análise dos custos e benefícios já observados em programas similares. A governadora busca demonstrar que a medida é economicamente viável e que trará retornos sociais e econômicos significativos para a população e para o comércio local. A priorização do CadÚnico reflete um foco na justiça social e na redução das desigualdades, elementos centrais da plataforma apresentada pela candidata à reeleição.
Últimas Notícias

Embratur Intensifies Promotion of Brazilian Sustainable Tourism in the International…
19/09/2026
Ministério da Cultura anuncia novos investimentos para a preservação do patrimônio…
19/09/2026
Brasília celebra destaques do ano com a entrega da Comenda de Honra ao Mérito e Civismo
19/09/2026
Festival de Cinema de Brasília celebra 57 anos com foco na produção regional e inclusão
19/09/2026
