Projeto “Em um Piscar de Olhos” garante triagem, consultas e óculos a estudantes da rede pública com dificuldades de visão
Por Fernando Jordão — Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger
14.jul.2025 – Brasília (DF)
Mais de 15 mil estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal foram beneficiados com atendimento oftalmológico gratuito no primeiro semestre deste ano. A iniciativa faz parte do programa “Em um Piscar de Olhos”, promovido pela Secretaria de Educação do DF (SEEDF) em parceria com o Instituto Desponta Brasil.
Em sua terceira edição, o projeto visa identificar e tratar problemas de visão que afetam o desempenho escolar dos alunos. Ao todo, 15.698 estudantes passaram por triagem oftalmológica entre janeiro e julho. Desses, 1.687 foram encaminhados para consultas especializadas, e 1.303 óculos foram entregues gratuitamente.
A ação é financiada por meio de emenda parlamentar do deputado distrital João Cardoso (Avante-DF).
— “Cuidar da saúde visual dos estudantes é essencial para garantir que todos tenham acesso pleno ao aprendizado”, destacou a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá. “Ao receber os óculos, muitos passam a acompanhar melhor as aulas, interagir com mais confiança e desenvolver seu potencial com mais facilidade”, completou.
Segundo a secretaria, o atendimento no primeiro semestre contemplou estudantes das regiões do Gama, Ceilândia e Sobradinho. No segundo semestre, o projeto prevê a atuação em Planaltina e uma nova rodada em Ceilândia. A meta é alcançar 5 mil alunos por região administrativa.
Desde a criação do programa, mais de 40 mil estudantes já foram beneficiados com triagens e entregas de óculos.





Add Comment