Banner GDF – Autódromo
Lula Últimas Notícias

Lula veta projeto que reduziria pena de Bolsonaro em ato pelos 3 anos do 8 de Janeiro

Durante o evento que marcou os três anos dos ataques de 8 de Janeiro, realizado no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente o projeto de lei da dosimetria, que poderia reduzir as penas dos condenados pelos atos golpistas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula classificou como inadmissível qualquer tentativa de redução de pena por meio de articulações políticas no Congresso.

Congresso Nacional – GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

O veto será analisado pelo Congresso Nacional, onde a oposição articula para derrubar a decisão presidencial já no início do ano legislativo. Parlamentares bolsonaristas avaliam que, sem maioria consolidada do governo, há chances de convencer partidos do centrão a votar contra o veto. Caso a proposta fosse mantida, Bolsonaro — condenado a 27 anos e três meses por liderar uma tentativa de golpe de Estado — poderia deixar a prisão em cerca de dois anos.

O evento teve forte tom político e institucional, com discursos em defesa da democracia e da soberania nacional. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que crimes contra o Estado Democrático de Direito são imprescritíveis e não admitem anistia. Apesar da ausência de ministros do STF e de presidentes dos demais Poderes, Lula elogiou o Judiciário e destacou indicadores econômicos de seu governo, sinalizando que o tema deverá seguir no centro do debate político ao longo de 2026.