O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca esta semana para compromissos internacionais na Rússia e na China, retomando sua agenda externa. A primeira parada será em Moscou, onde Lula participará, a convite do presidente Vladimir Putin, das celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
A data, comemorada em 9 de maio, é o principal feriado da Rússia e contará com um grandioso desfile cívico-militar na Praça Vermelha. Durante a visita, entre os dias 8 e 10 de maio, Lula e Putin também terão uma reunião bilateral.
Em seguida, Lula seguirá para a China, onde cumprirá agendas nos dias 12 e 13 de maio, no âmbito da Cúpula entre a China e os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Está previsto um encontro bilateral com o presidente Xi Jinping, em meio ao acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China — disputa que tem gerado turbulências nos mercados e alimentado temores de recessão global.
A viagem marca a segunda visita oficial de Lula à China neste terceiro mandato. A primeira ocorreu em abril de 2023, e foi retribuída por Xi Jinping em novembro do mesmo ano, após a Cúpula do G20 no Brasil. Os dois líderes também se encontraram em 2023, durante a Cúpula dos Brics, na África do Sul.
Fonte: Blog do Riella
Foto: foto da web





Add Comment