Banner GDF – Creche
Direto do Planalto Últimas Notícias

Lula defende regulação digital e reforça compromisso com a democracia

Presidente destaca importância da responsabilidade na liberdade de expressão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quinta-feira (6), durante entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia, a necessidade de uma regulação do ambiente digital. Segundo ele, a liberdade de expressão deve vir acompanhada de responsabilidade, assim como ocorre em veículos tradicionais como jornais, rádio e televisão.

“Quanto maior a liberdade de expressão, maior a responsabilidade”, afirmou Lula, destacando que o tema precisa ser debatido com a sociedade e regulamentado pelo Congresso Nacional ou, se necessário, pela Suprema Corte.

Defesa da democracia
Lula alertou sobre os riscos da desinformação e do extremismo nas redes sociais, ressaltando que a falta de regulamentação enfraquece a democracia.

🔹 “A democracia está perdendo respeito para o extremismo e o negacionismo elevado à quinta potência”, disse o presidente.

🔹 “Somente a democracia permite a verdadeira alternância de poder. É nela que podemos eleger e ‘deseleger’ diferentes representantes, garantindo um governo que atenda a sociedade como um todo”, completou.

Em sua conta oficial no X (antigo Twitter), Lula reforçou sua posição:
“Todos têm direito à liberdade de expressão. Isso não dá às pessoas o direito de divulgação de mentiras. Por isso, é importante a regulamentação das redes sociais com a participação da sociedade.”

Viagens pelo Brasil
Lula também afirmou que pretende intensificar suas viagens pelo país para dialogar diretamente com a população e os meios de comunicação. O objetivo é ampliar a divulgação das políticas sociais, investimentos e projetos federais.

“Estamos num processo de colheita da plantação que fizemos em 2023 e 2024”, afirmou. Ele citou ações como:
✅ PEC da Transição
✅ Arcabouço fiscal
✅ Política tributária
✅ Novos programas sociais para atender a população mais pobre

“2025 será o ano da colheita”, concluiu Lula, destacando que os avanços começarão a ser percebidos com mais intensidade pela sociedade.

Fonte:Agência gov