A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, participou nesta sexta-feira (22) do 24º Fórum Empresarial Lide, realizado no Rio de Janeiro. Durante o painel “Economia Circular e Desenvolvimento Social”, ela ressaltou a importância da educação como base para consolidar a economia circular e apresentou programas já em andamento no DF que têm gerado resultados concretos.
“Os países que alcançaram as maiores economias circulares do mundo foram aqueles que investiram em educação. Como falar em reciclagem e separação de resíduos sem antes tratar da educação básica?”, afirmou.
Celina destacou que o Distrito Federal, além de ser o centro político do país, pode se tornar um laboratório de soluções sustentáveis. Ela citou o programa Reciclotech, que recicla computadores da rede pública e já capacitou mais de 5 mil pessoas em tecnologia, além da primeira usina pública de reciclagem do Brasil.
Outras iniciativas incluem:
-
Transição da rede de ensino para modelo 100% sustentável;
-
Frota de ônibus majoritariamente Euro 6 e maior frota de veículos elétricos do país;
-
Criação do Centro Integrado de Inteligência Artificial, com hackathons e capacitações voltadas a soluções ambientais;
-
Saneamento de referência, com quase 99% da população atendida com água tratada e mais de 90% com coleta de esgoto.
Segundo a vice-governadora, inovação, investimentos consistentes e políticas públicas integradas são essenciais para transformar a realidade e elevar a qualidade de vida da população.
O evento, que reúne empresários, gestores públicos, autoridades do Judiciário e representantes da sociedade civil, segue até sábado (23) no Rio de Janeiro.
Com informações da Vice-Governadoria





Add Comment