O Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou a criação de um Comitê Consultivo destinado a impulsionar a diplomacia cultural do Brasil. A iniciativa, oficializada pela Portaria nº 748, publicada no Diário Oficial da União em 29 de abril de 2025, busca ampliar a promoção da cultura brasileira no exterior por meio da seleção de atividades culturais. O grupo atuará em apoio ao Instituto Guimarães Rosa (IGR).
Composto por 21 representantes de diversos segmentos artísticos e culturais, o comitê abrange as áreas de artes cênicas, audiovisual, música popular e clássica, artes visuais e performance, patrimônio cultural, literatura e humanidades, arquitetura e design. Confira a divisão dos integrantes:
-
Artes cênicas: Bia Lessa, Elizabeth Machado e Jonas Klabin
-
Audiovisual: Joelma Gonzaga (Ministério da Cultura), Marcus Ligocki Jr. e Renata de Almeida
-
Música popular e clássica: Eduardo Monteiro, João Camarero e Mônica Salmaso
-
Artes visuais e performance: Dalton Paula, Marcelo Araújo e Pablo Lafuente
-
Patrimônio cultural: Ana Flávia Magalhães Pinto, Bel Coelho e Leandro Grass
-
Literatura e humanidades: Lilia Schwarcz, José Miguel Wisnik e Marco Lucchesi
-
Arquitetura e design: André Corrêa do Lago, Cecilia Loschiavo e Humberto Campana
Os membros terão mandato de dois anos e participarão de reuniões periódicas realizadas por videoconferência.
Segundo Joelma Gonzaga, secretária nacional de Audiovisual do Ministério da Cultura, a presença de representantes do MinC no comitê reforça o compromisso do governo com uma diplomacia cultural diversa e integrada: “A comissão nasce com uma missão estratégica: aproximar o Brasil do mundo por meio da força simbólica de sua cultura. Queremos garantir que a sociedade civil tenha voz ativa na construção da diplomacia cultural brasileira”.
Além de Joelma, integram o comitê Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e Marco Lucchesi, presidente da Biblioteca Nacional.
O Comitê Consultivo auxiliará o Instituto Guimarães Rosa na avaliação e seleção de propostas culturais a serem promovidas internacionalmente, emitindo pareceres técnicos para assegurar a excelência artística, a diversidade regional e a representatividade cultural dos projetos.
O Programa Guimarães Rosa, iniciativa do Instituto ligado ao MRE, tem como objetivo fortalecer a presença da cultura brasileira no cenário internacional, com ações de promoção da língua portuguesa, das artes e da educação.
Fonte: blog do riella
Foto: foto da web





Add Comment