O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o mais novo órgão a confirmar participação na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Com isso, o número de instituições participantes subiu para 36 e o total de vagas ofertadas saltou de 3.352 para 3.652, com a inclusão de 300 novas oportunidades para o cargo de Analista do Seguro Social.
A seleção ainda está em fase de estruturação. O edital será publicado após a definição da banca organizadora, prevista para ocorrer nos próximos meses. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o cronograma atual aponta que o edital e o período de inscrições devem ser abertos em julho de 2025.
Novidades na seleção federal
Além do ingresso do INSS, o CPNU 2 trará oportunidades para novas carreiras transversais do Governo Federal, como os cargos de Analista Técnico de Justiça e Defesa e Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico.
A proposta da nova edição continua sendo a democratização do acesso ao serviço público, com aplicação das provas em todas as regiões do país e adoção de um modelo temático por blocos, que permite ao candidato concorrer a diversas vagas com uma única prova.
Uma das principais inovações do CPNU 2 será a divisão do processo seletivo em duas etapas. A prova objetiva será aplicada em 5 de outubro de 2025, enquanto a prova discursiva ocorrerá em 7 de dezembro, esta última destinada apenas aos candidatos aprovados na primeira fase.
Cronograma previsto do CPNU 2
-
Julho de 2025: Publicação do edital e início das inscrições
-
5 de outubro de 2025: Prova objetiva
-
7 de dezembro de 2025: Prova discursiva (2ª fase)
-
Fevereiro de 2026: Resultado final
A expectativa é que o CPNU 2 atraia novamente um alto número de inscritos, seguindo o sucesso da primeira edição, que bateu recordes de participação.
Voz de Brasília – Informação que transforma.
Fonte: agência gov
Foto: foto da web





Add Comment