Banner publicitário 728x90
agentes federais Últimas Notícias

Homem é morto a tiros por agentes federais em Minneapolis; vídeo mostra momento do disparo

Um vídeo gravado por uma testemunha e verificado pela agência Reuters mostrou o momento em que Alex Pretti, de 37 anos, foi fatalmente baleado por agentes federais de imigração em Minneapolis (Minnesota, EUA) durante uma manifestação na tarde de sábado (24). As imagens indicam que Pretti segurava um telefone celular, e não uma arma, enquanto tentava ajudar outros manifestantes que haviam sido empurrados ao chão por agentes no local.

Nas imagens em câmera lenta, é possível ver agentes federais dominar Pretti e forçá-lo a ficar de quatro antes que um deles retirasse uma arma de seu corpo. Momentos depois, outro agente disparou múltiplos tiros contra ele pelas costas em rápida sucessão, conforme mostra o vídeo.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) afirmou que a ação foi uma resposta de legítima defesa, alegando que Pretti estava armado e representava uma ameaça, mas autoridades locais e manifestantes disputam essa versão, apontando que o vídeo não mostra o uso da arma por Pretti antes do disparo.

A morte de Pretti, que trabalhava como enfermeiro de terapia intensiva, provocou protestos e intensificou o debate sobre a atuação de agentes federais nas cidades americanas, gerando críticas tanto de autoridades locais quanto de líderes políticos.