A herpes-zóster, doença causada pela reativação do vírus da catapora, pode atingir com maior gravidade pessoas com o sistema imunológico enfraquecido. O tema foi debatido no programa CNN Sinais Vitais, no qual especialistas destacaram a importância da vacinação como principal forma de prevenção, especialmente para pacientes que passarão por grandes cirurgias, tratamentos oncológicos, radioterapia ou transplantes.
Segundo o infectologista Ivan França, do Hospital Israelita Albert Einstein, a imunização pode ser feita de forma preventiva, inclusive em pessoas com menos de 50 anos, quando há previsão de queda da imunidade. Além dos fatores clínicos, o estresse prolongado também foi citado como um risco adicional, por contribuir para hábitos prejudiciais à saúde e redução das defesas do organismo.
Especialistas reforçam que a vacina reduz significativamente as chances de desenvolvimento da doença e de complicações, sendo uma estratégia essencial de saúde preventiva, sobretudo para grupos mais vulneráveis.





Add Comment