O Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), na Zona Norte do Rio de Janeiro, reinaugurou sua unidade de emergência nesta quinta-feira (6), marcando um novo capítulo na saúde pública do estado. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Gestão, Esther Dweck, e da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Destaques da reinauguração:
✅ Hospital administrado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), uma empresa pública 100% SUS, desde outubro de 2024.
✅ Aumento na capacidade mensal da unidade:
• De 700 para 1.400 internações.
• De 400 a 800 cirurgias.
• De 12 mil para 20 mil consultas ambulatoriais.
✅ Emergência reabre com atendimento 24h, garantindo assistência mais ágil à população.
O presidente Lula destacou o compromisso do governo em garantir um SUS fortalecido e acessível:
🗣️ “Hoje é um dia para celebrar a dignidade que o povo do Rio de Janeiro sempre mereceu. Esse hospital foi abandonado, e nossa intervenção garantiu que ele voltasse a atender a população com qualidade.”
A ministra Esther Dweck ressaltou o papel das empresas públicas na gestão da saúde:
🗣️ “As estatais fazem a diferença na vida dos brasileiros. O GHC é um exemplo de excelência no atendimento público, e vamos seguir modernizando nossos estatais para entregar serviços de qualidade.”
Já a ministra Nísia Trindade enfatizou o impacto social da restrição:
🗣️ “Cada um no Rio de Janeiro tem uma conexão com esse hospital. Hoje, comemoramos a ampliação do atendimento e a melhoria da assistência hospitalar para quem mais precisa.”
Investimentos e melhorias na unidade
O Ministério da Saúde investirá R$ 263,7 milhões na modernização do hospital
Fonte:Agência gov
Foto:Portal Gov.br





Add Comment