O Governo Federal pretende concluir até o dia 31 de dezembro de 2025 o ressarcimento de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida foi discutida nesta semana durante reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) e reafirmada pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
Segundo o ministro, o presidente do INSS, Gilberto Waller, estabeleceu a data como prazo-limite para que todos os beneficiários prejudicados sejam reembolsados. “Foi uma fala do presidente do INSS, querendo dar uma perspectiva e um prazo-limite. Eu espero sinceramente que a gente consiga isso bem antes”, afirmou Queiroz.
A devolução ocorre após denúncias de descontos indevidos em benefícios previdenciários, que geraram revolta entre aposentados. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria cobrado agilidade na apuração dos casos e exigido uma resposta rápida por parte da Previdência.
“O presidente pediu para que a gente fosse rápido, que fosse implacável na busca pelos culpados, e que tivéssemos acolhimento e cuidado com os aposentados, para que nenhum deles fique no prejuízo. Ele sabe a importância desse dinheiro na vida de quem foi prejudicado”, completou o ministro.
O governo ainda não detalhou como será feito o ressarcimento, mas os beneficiários afetados devem acompanhar os comunicados oficiais do INSS nos próximos meses.
Voz de Brasília
Fonte: Blog do Riella
Foto: foto da web





Add Comment