O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) determinou a instauração de um inquérito da Polícia Federal para investigar a atuação de organizações criminosas na distribuição de combustíveis. A ação, anunciada pelo ministro Ricardo Lewandowski, faz parte das estratégias do Núcleo de Combate ao Crime Organizado, criado para fortalecer a fiscalização e combater fraudes, formação de cartéis e lavagem de dinheiro no setor.
Principais pontos da investigação:
✅ Desarticulação de esquemas criminosos que controlam postos de combustíveis
✅ Identificação de fraudes fiscais e lavagem de dinheiro
✅ Fortalecimento da fiscalização para garantir concorrência justa no mercado
“Mais de mil postos já estão sob influência do crime organizado, distorcendo preços e comprometendo a economia”, alertou Lewandowski.
🔹 Plano Amazônia e combate ao crime ambiental
Além da investigação no setor de combustíveis, o ministro anunciou o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), uma estratégia integrada para enfrentar crimes ambientais e fortalecer a segurança pública na região. A iniciativa envolve os nove estados da Amazônia Legal e conta com o apoio da Interpol, Europol e países vizinhos.
Sobre o Núcleo de Combate ao Crime Organizado:
Criado em janeiro de 2025, o núcleo tem como foco a análise e combate a grupos criminosos, além da recuperação de bens ilícitos. O grupo reúne representantes da PF, PRF, Receita Federal, Cade e Coaf, promovendo uma cooperação entre órgãos públicos e o setor privado para um combate mais eficiente ao crime.
A operação reforça o compromisso do governo com a segurança econômica e a justiça no país!
Fonte:Agência gov
Foto:foto da web





Add Comment