Banner GDF – Creche
EUA FBI Últimas Notícias

FBI identifica suspeito de ataque contra a Guarda Nacional em Washington

O FBI identificou o suspeito de atirar contra dois membros da Guarda Nacional nesta quinta-feira (26), em Washington, D.C. Segundo autoridades ouvidas pela CNN, trata-se preliminarmente de um homem do estado de Washington que imigrou do Afeganistão para os Estados Unidos em 2021. A identificação foi possível após a análise das impressões digitais do detido, e novas confirmações ainda estão em andamento.

O suspeito havia solicitado asilo em 2024, sendo aprovado no início de 2025. Após o ataque, o governador Patrick Morrisey declarou que ele e o presidente Donald Trump “apoiam” as forças de segurança e classificou o episódio como “um ato de violência indescritível”.

Como aconteceu o tiroteio

Na véspera do feriado de Ação de Graças, o atirador abriu fogo na Praça Farragut, área movimentada e turística próxima à Casa Branca. Os dois membros da Guarda Nacional trocaram tiros com o suspeito antes de serem gravemente feridos.

O atirador também foi atingido e removido do local em uma maca. A tropa da Guarda Nacional está na capital desde agosto, como parte das ações federais de repressão ao crime determinadas pelo governo Trump.

Logo após o incidente, o presidente pediu o envio de mais 500 agentes federais a Washington. O secretário de Defesa, Pete Hegseth, afirmou que o reforço visa garantir que a cidade permaneça “um lugar seguro”.