Banner GDF – Autódromo
Ibaneis Rocha Últimas Notícias

Ex-presidente do BRB diz ao STF que Ibaneis sabia de operação bilionária com o Master

O ex-presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, afirmou ao Supremo Tribunal Federal que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, tinha conhecimento da operação de R$ 12,2 bilhões realizada entre o BRB e o Banco Master. O depoimento foi prestado no âmbito das investigações que apuram possível fraude na transação.

Article: Criminal justice and the suspension of the right to vote ...

Segundo o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, a operação teria como objetivo desviar recursos do banco estatal para socorrer o Banco Master, que enfrentava grave crise de liquidez. Paulo Henrique afirmou que informava o governador sobre investimentos desse porte, mas sustentou que a decisão final pela compra dos ativos partiu exclusivamente da presidência do banco, com base em avaliação técnica.

Banco de Brasília - Wikipedia

As apurações indicam contradições relevantes entre os depoimentos de Paulo Henrique Costa e do empresário Daniel Vorcaro, controlador do Master, especialmente sobre a origem e a qualidade dos títulos negociados. Investigações do Banco Central apontam que parte dos ativos teria sido criada por empresa de fachada, com documentos falsificados. Para investigadores, o material apreendido ainda pode levar a novos depoimentos e aprofundar a responsabilização dos envolvidos, mantendo o caso no centro das atenções políticas e judiciais em 2026.