Banner GDF – Creche
Política Últimas Notícias

Especialista contratado pelo PL nega fraude nas urnas eletrônicas: “Nenhum indício”

Durante audiência no Supremo Tribunal Federal (STF), realizada nesta segunda-feira (19), o engenheiro Éder Balbino, contratado pelo Partido Liberal (PL) para fiscalizar as urnas eletrônicas utilizadas nas eleições de 2022, afirmou que não encontrou qualquer indício de fraude no sistema eletrônico de votação.

Balbino prestou serviços ao Instituto Voto Legal (IVL), entidade contratada pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro para realizar uma auditoria independente do processo eleitoral. A declaração foi feita no âmbito da ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições.

Convidado como testemunha de acusação pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o engenheiro foi enfático ao afirmar que os resultados da auditoria não apontaram irregularidades. “Eu não vejo nenhum indício de fraude. Muito pelo contrário”, declarou.

Segundo Balbino, o relatório produzido pelo IVL — e posteriormente utilizado em uma ação do PL no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pedia a anulação parcial dos votos — não reflete sua visão técnica sobre o processo eleitoral brasileiro.

“Quando o meu cliente pensou que havia fraude, e eu vi um relatório que foi vazado, eu salientei que aquilo ali não era um indício de fraude”, afirmou o engenheiro.

A fala de Éder Balbino reforça o entendimento já manifestado por autoridades eleitorais e por diversas instituições que, após auditorias e análises independentes, atestaram a segurança e a confiabilidade das urnas eletrônicas utilizadas no Brasil.

 Voz de Brasília – Informação que transforma.

Fonte: msn

Foto: foto da web