Engenheiros aprovam proposta da Embraer para nova suspensão temporária de contratos thumbnail
Economia

Engenheiros aprovam proposta da Embraer para nova suspensão temporária de contratos

Categoria aprovou proposta em votação nesta terça-feira (9) pela internet. Engenheiros aprovam proposta da Embraer para nova suspensão temporária de contratos
Embraer/Divulgação
Engenheiros da Embraer aprovaram nesta terça-feira (9) uma proposta da empresa para um novo layoff (suspensão temporária dos contratos) para categoria. A medida foi justificada pela Embraer como ação de enfrentamento ao coronavírus.
Segundo o Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, cerca de três mil profissionais participaram da assembleia virtual e aprovaram o acordo. A empresa conta com pouco mais de quatro mil engenheiros.
O sindicato afirmou que o layoff deve abranger entre 500 e mil funcionários, que não terão alteração nos salários.
A suspensão temporária pode ter duração de dois a cinco meses – exceto para quem já cumpriu afastamento antes – nesse caso, o prazo máximo deverá ser de três meses.
Em abril, a categoria já havia aprovado uma proposta de layoff e redução de salários e jornada para quem seguisse trabalhando de forma remota.
O G1 procurou a Embraer e aguarda retorno sobre aprovação da medida. Antes, a empresa havia informado que a medida é reflexo da crise provocada pela pandemia do coronavírus.
“A crise da Covid-19 continua exigindo medidas para preservar a saúde e a segurança dos colaboradores e ainda formas de minimizarmos os impactos severos ao nosso negócio”, afirmou.
Parte dos trabalhadores segue atuando na fábrica ou home office, mas a maioria dos metalúrgicos seguia em layoff até 22 de junho.
Initial plugin text

Tópicos