A crise diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos, após o presidente Donald Trump anunciar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, movimentou intensamente as redes sociais. Segundo levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, as publicações relacionadas ao tema ultrapassaram 240 milhões de impressões e 9,1 milhões de curtidas no X (antigo Twitter), até a manhã de 10 de julho.
Trump liderou os Trending Topics Brasil, com 36,5 milhões de menções. Em 2º lugar, apareceu a hashtag “RESPEITA O BRASIL”, com quase 2 milhões de citações, usada por apoiadores do governo Lula em defesa da soberania nacional.
Na 3ª posição, Eduardo Bolsonaro foi citado mais de 693 mil vezes, enquanto a expressão “CHEGA DE DITADURA”, usada por críticos do governo Lula, teve cerca de 973 mil menções, figurando em 4º lugar.
A Nexus aponta um ambiente de polarização digital crescente, impulsionado pela repercussão das tarifas e da resposta do presidente Lula, que afirmou que o Brasil não aceitará tutelas externas e reafirmou o respeito às instituições nacionais.
Além disso, um estudo anterior da Nexus revelou que cinco dos dez produtos mais importados pelo Brasil em 2024 vieram dos EUA, indicando a forte dependência comercial que pode agravar os efeitos das novas tarifas na economia brasileira.





Add Comment