Ministério do Turismo lista jardins botânicos para serem conhecidos nas cinco regiões brasileiras
É setembro! O 9º mês do ano chega com a estação mais florida: a primavera, que transforma as paisagens do Brasil com suas cores e perfumes. Para celebrar o período, que tal conhecer alguns jardins botânicos espalhados pelas cinco regiões do País? São destinos que oferecem lazer, festivais e cenários deslumbrantes, desempenhando também um papel fundamental na conservação da biodiversidade e na educação ambiental.
Os jardins botânicos são verdadeiros laboratórios a céu aberto, eles reúnem plantas nativas e exóticas, muitas vezes raras ou ameaçadas de extinção, e desenvolvem pesquisas voltadas para a preservação da flora brasileira.
Além disso, cumprem um papel cultural e social ao aproximarem a população do contato com a natureza, promoverem atividades educativas e oferecerem espaços de contemplação em meio ao cotidiano urbano. Ainda, criam a possibilidade de os visitantes verem de perto animais típicos da fauna brasileira.

Jardim Botânico de Brasília | Foto: reprodução/Instagram
Do tradicional Jardim Botânico do Rio de Janeiro, fundado em 1808, aos mais jovens, como o Jardim Botânico de Brasília, de 1961, esses espaços se destacam como refúgios que combinam beleza, ciência e história. Cada região do País guarda exemplares únicos, que refletem a diversidade natural brasileira, da Floresta Amazônica ao Cerrado, da Mata Atlântica ao Pampa.
A seguir, reunimos alguns dos principais jardins botânicos do Brasil que você pode visitar nesta primavera e se encantar com a riqueza da flora brasileira:
Região Sudeste
-
- Jardim Botânico de Belo Horizonte (Belo Horizonte, MG): integrado à Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, oferece uma rica experiência em meio à natureza;
- Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ): um dos mais famosos e antigos do País, com uma vasta coleção de plantas e monumentos históricos.
Região Sul
-
- Jardim Botânico de Porto Alegre (Porto Alegre, RS): possui uma vasta área verde com coleções de plantas nativas do Rio Grande do Sul, incluindo espécies ameaçadas de extinção, além de trilhas e um museu de ciências naturais;
- Jardim Botânico de Curitiba (Curitiba, PR): conhecido por sua estufa de vidro em estilo art nouveau, um dos principais cartões-postais da cidade.
Região Centro-Oeste
-
- Jardim Botânico de Goiânia (Goiânia, GO): um refúgio verde na capital goiana, com coleções de plantas nativas;
- Jardim Botânico de Brasília (Brasília, DF): preserva o Cerrado e oferece trilhas e espaços para educação ambiental.
Região Nordeste
-
- Jardim Botânico de Salvador (Salvador, BA): localizado no bairro de São Marcos, é um importante espaço de lazer e pesquisa;
- Jardim Botânico de João Pessoa – Benjamin Maranhão (João Pessoa, PB): também conhecido como Mata do Buraquinho, é uma área essencial para a conservação da Mata Atlântica na capital paraibana.
Região Norte
-
- Bosque Rodrigues Alves – Jardim Zoobotânico da Amazônia (Belém, PA): um pedaço preservado da floresta amazônica no coração de Belém;
- Museu da Amazônia (MUSA) – Jardim Botânico de Manaus (Manaus, AM): oferece uma imersão completa na floresta, com trilhas educativas e uma impressionante torre de observação.





Add Comment