Celebrado no dia 5 de maio, o Dia Mundial de Higiene das Mãos destaca a importância de uma prática simples, mas fundamental para a proteção da saúde. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha deste ano traz o tema “Luvas, às vezes. Higiene das mãos, sempre”, reforçando a necessidade da higienização correta das mãos e do uso consciente de luvas.
No Brasil, a iniciativa é apoiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com as Vigilâncias Sanitárias dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, além da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).
Cinco momentos críticos para a higiene das mãos
Entre as principais mensagens da campanha está a prática da higiene das mãos nos cinco momentos essenciais durante o cuidado aos pacientes:
-
Antes de tocar o paciente;
-
Antes da realização de procedimentos limpos ou assépticos;
-
Após risco de exposição a fluidos corporais;
-
Após tocar o paciente;
-
Após tocar superfícies próximas ao paciente.
Para garantir a adesão a essas práticas, é fundamental que profissionais de saúde tenham acesso facilitado a produtos adequados, como preparações alcoólicas para higienização.
Higiene das mãos: investimento que gera retorno
Além de proteger vidas, as práticas de higiene das mãos representam um investimento estratégico para os serviços de saúde. Elas são fundamentais na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e no combate à resistência microbiana, oferecendo um alto retorno em relação aos recursos aplicados.
Evento virtual reúne experiências
Neste ano, a Anvisa participará do webinar promovido pela Opas no dia 5 de maio, às 11h30 (horário de Brasília), para apresentar a experiência brasileira na promoção da higiene das mãos. Com isso, o tradicional evento virtual da Anvisa sobre o tema não será realizado de forma independente. Interessados devem se inscrever para participar do evento intitulado “Luva, às vezes. Higiene das mãos, sempre. Compartilhando experiências sobre a higiene das mãos e o uso de luvas na atenção à saúde nas Américas”.
Mobilização coletiva é essencial
Para fortalecer a campanha, a Anvisa orienta:
-
A promoção contínua da prática de higiene das mãos nos serviços de saúde, seguindo o Programa de Controle de Infecção (PCI);
-
A capacitação dos profissionais sobre a técnica correta e o uso consciente de luvas;
-
A ampliação da conscientização sobre o impacto ambiental gerado pelo uso inadequado de luvas.
Além disso, está aberta a adesão ao Projeto de Implantação Nacional da Estratégia Multimodal de Melhoria da Higiene das Mãos em Unidades de Terapia Intensiva e Centros Cirúrgicos/Recuperação Pós-Anestésica, que será iniciado em maio de 2025. Todos os estados, o Distrito Federal e hospitais do país estão convidados a participar da iniciativa.
Fonte: agência gov
Foto: foto da web





Add Comment