Banner publicitário 728x90
Desaparecimento DF Últimas Notícias

DF Lança Plano Integrado de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas

O Distrito Federal lançou, nesta quinta-feira (19), o Plano de Ação Integrado de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas. O documento estabelece fluxos pactuados, responsabilidades definidas e governança consolidada entre diversos órgãos do GDF, desde o registro do desaparecimento até uma eventual localização. A iniciativa representa a colaboração de uma atuação conjunta que começou em 2023 com a criação da Rede Integrada de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas (Ridesap).

O plano foi elaborado ao longo de mais de um ano, envolvendo reuniões bilaterais, escritórios técnicos, validações jurídicas e ajustes operacionais. O diagnóstico inicial acordos procedimentos individuais e fluxos transversais com entraves administrativos, que foram sanados a partir de soluções institucionais que agora passam a comportar oficialmente a política distrital.

Durante a solenidade, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destacou que o desaparecimento exige resposta imediata, integrada e técnica. Ele afirmou que o DF institucionaliza uma política de Estado, superando entraves e estabelecendo uma especialização única entre os órgãos, onde o menor tempo de resposta aumenta a possibilidade de localização.

O DF alcançou em 2025 o índice de 98% de localização de pessoas desaparecidas, o maior do Brasil. O secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury, inúmerou que o plano fortalece um modelo já consolidado, e que a inquietud com o 1% não localizado motivou a estruturação do grupo de trabalho para consolidar o plano.

Participaram da construção do plano distrital da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Detran-DF, Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Justiça, além do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde, Defensoria Pública, Ministério Público, Poder Judiciário, governo federal e sociedade civil.