Único do país, treinamento do 5º BPM capacita policiais para atuar na proteção do corpo diplomático
O VII Curso de Especialização em Policiamento Diplomático, promovido pelo 5º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (BPM), encerrou-se nesta segunda-feira (8) com a formatura de 43 oficiais. Entre eles, 41 são da PMDF, além de um capitão da Polícia Militar do Piauí e uma capitã da Polícia Militar do Pará, reforçando o caráter nacional da iniciativa.
O curso é o único do país dedicado a preparar policiais para o gerenciamento e execução do policiamento ostensivo voltado à segurança do corpo diplomático, o que consolida o 5º BPM, conhecido como Batalhão Rio Branco, como referência nacional na área.
Símbolo da paz
A solenidade teve como momento marcante a entrega da boina azul e dos diplomas. O acessório, reconhecido internacionalmente desde 1956 como símbolo da paz, remete aos “boinas azuis” da ONU, que atuam em missões de neutralidade e proteção em zonas de conflito.
Para a PMDF, a boina azul representa o compromisso de seus policiais em garantir a segurança em um ambiente internacional, especialmente em Brasília, cidade que abriga embaixadas e organismos multilaterais.





Add Comment