A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, na sexta-feira (30), que a bandeira tarifária vermelha – patamar 1 será acionada neste mês de junho, resultando em aumento nas contas de luz para os consumidores brasileiros.
Com a nova sinalização, haverá cobrança extra de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A decisão ocorre em meio à redução das chuvas e ao alerta do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre afluências abaixo da média em todo o país, o que deve levar à menor geração hidrelétrica e maior dependência de usinas termoelétricas, que possuem custo mais elevado.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem como objetivo informar os consumidores sobre o custo real da geração de energia elétrica, com base na situação hídrica e no uso de fontes alternativas como as termelétricas.
A bandeira vermelha funciona como um alerta para que a população reavalie o consumo e adote práticas de economia de energia, ajudando a reduzir gastos na conta de luz e a preservar os recursos naturais.
A Aneel reforça a importância do uso consciente da energia elétrica, sobretudo em períodos de escassez hídrica, em que a sustentabilidade do sistema elétrico nacional pode ser comprometida.
Voz de Brasília
Fonte: Blog do Riella
Foto: foto da web





Add Comment