Silvio Costa Filho discutiu expansão de rotas com a companhia aérea; Rio, Brasília e capitais do Nordeste estão no radar a partir de 2026
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se reuniu nesta segunda-feira (8), em Paris, com dirigentes da Air France para tratar da ampliação da malha aérea da companhia no Brasil. O encontro fez parte da agenda oficial da Missão França e teve como foco o aumento da conectividade entre os dois países.
Segundo o ministro, a expectativa é consolidar novas rotas a partir de 2026. “Houve crescimento importante nos últimos dois anos e esperamos reforçar especialmente as ligações com o Rio de Janeiro, Brasília e capitais do Nordeste, como Fortaleza, Salvador e Recife”, afirmou.
Atualmente, o Brasil é o país com maior número de destinos da Air France fora da Europa, com voos para São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belém e Salvador.
O secretário de Assuntos Públicos e Internacionais da Air France, Sébastien Justum, destacou a relevância estratégica do mercado brasileiro. “O Brasil é absolutamente estratégico para a nossa empresa. Desejamos continuar valorizando essa parceria e expandindo nossas operações no país”, disse. Ele também adiantou que uma equipe da companhia virá ao Brasil nos próximos meses para avançar nos diálogos.
Reforço das relações bilaterais
Ainda em Paris, Silvio Costa Filho participou de uma recepção na Embaixada do Brasil, ao lado de autoridades brasileiras e francesas. O ministro destacou a importância da modernização e regionalização dos portos para fortalecer o comércio exterior.
“Ninguém pode falar em crescimento do agronegócio sem mencionar o setor portuário. Nosso compromisso é avançar na modernização e permitir que Norte, Nordeste e Sul expressem todo o seu potencial logístico”, disse.
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, também esteve presente e ressaltou o protagonismo brasileiro. “Os portos do Brasil têm ganhado prestígio fundamental. Estar aqui discutindo relações bilaterais é uma oportunidade valiosa para fortalecer esse setor estratégico”, afirmou.
A missão do governo brasileiro na França seguirá ao longo da semana com novas agendas voltadas ao fortalecimento das parcerias nos setores portuário e aeroportuário.





Add Comment