Banner GDF – Creche
Outubro Rosa Saúde Últimas Notícias

Cinco novas carretas da mulher no Outubro Rosa

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (23) mais uma etapa do programa Agora Tem Especialistas, ampliando o atendimento móvel com cinco novas carretas de saúde da mulher. As unidades estão sendo enviadas para municípios de Alagoas, Rio Grande do Sul, Pará, Piauí e o Distrito Federal, como parte das ações do Outubro Rosa.

As carretas oferecem consultas, exames, biópsias e diagnósticos voltados à prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero. Em Ceilândia (DF), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou o início da nova fase e afirmou que o objetivo é reduzir o tempo de espera por exames e procedimentos.

A previsão é que 1,5 mil mulheres sejam atendidas nos próximos 30 dias no estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia, onde uma das unidades está instalada. O agendamento é feito pelas secretarias de saúde locais.

As outras quatro carretas seguem nesta sexta-feira (24) para Arapiraca (AL), Abaetuba (PA), Floriano (PI) e Pelotas (RS). No total, 28 carretas já estão em operação em 22 estados, e o governo pretende chegar a 150 unidades móveis até 2026.

Durante o Outubro Rosa, a expectativa é que **mais de 42 mil m