Banner GDF – Autódromo
China Últimas Notícias VENEZUELA

China exige libertação imediata de Nicolás Maduro após captura pelos EUA

O governo da China pediu, neste domingo (4), que os Estados Unidos libertem imediatamente o presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, alegando que a deportação e prisão do casal violam o direito e as normas internacionais. Em comunicado oficial, Pequim exigiu também garantias de segurança física para ambos e defendeu que a crise na Venezuela seja resolvida por meio de diálogo interno, sem interferência externa.

Maduro foi capturado por autoridades americanas em Caracas e levado para um centro de detenção em Nova York. Segundo o governo dos EUA, ele responderá a acusações de narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína e posse de armamento pesado. A primeira-dama, Cilia Flores, também foi detida.

O presidente Donald Trump afirmou que os EUA avaliam a formação de um grupo para conduzir a Venezuela até uma transição de poder. A China, aliada estratégica de Caracas, classificou a operação militar americana como uma grave violação de soberania, acusando Washington de agir de forma hegemônica e ameaçar a estabilidade regional.

A procuradora-geral dos EUA confirmou que Maduro será julgado em um tribunal de Nova York, enquanto cresce a pressão internacional e o debate sobre o futuro político venezuelano.