Banner GDF – Autódromo
Lula Sabino Últimas Notícias

Celso Sabino deixa Ministério do Turismo para garantir governabilidade, diz ministro

O ministro Celso Sabino afirmou nesta quarta-feira (17) que sua saída do Ministério do Turismo faz parte de uma decisão política do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assegurar a governabilidade. Segundo Sabino, o União Brasil — partido ao qual era filiado até ser expulso no início do mês — solicitou a retomada da pasta como parte das articulações da base aliada no Congresso.

A decisão foi definida após reunião com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e anunciada informalmente pelo presidente Lula. Sabino afirmou que a mudança faz parte de um acordo político que busca fortalecer o apoio parlamentar ao governo, especialmente no Nordeste. O novo ministro indicado deve ser Gustavo Damião, filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB).

O agora ex-ministro evitou comentar eventuais incoerências políticas, mas afirmou que a indicação demonstra uma reaproximação do União Brasil com o governo federal. Sabino também sinalizou que poderá contar com o apoio de Lula em sua pré-candidatura ao Senado em 2026, pelo Pará.