Levantamento do Instituto Opinião mostra cenário ainda indefinido, mas com favoritismo para a atual vice-governadora e forte presença de nomes da direita na disputa pelo Senado
Brasília — A mais recente pesquisa eleitoral do Instituto Opinião, divulgada nesta quarta-feira (16), aponta a vice-governadora Celina Leão (PP) como favorita na corrida pelo Governo do Distrito Federal em 2026. No cenário estimulado, ela aparece com 27,5% das intenções de voto, seguida de perto pelo deputado federal Fred Linhares (Republicanos), com 21,2%.
O cenário espontâneo, no entanto, revela alto índice de indefinição entre os eleitores: 65,2% dos entrevistados afirmaram estar indecisos, enquanto 11% disseram que votariam em branco ou nulo. Nesse cenário, Celina também lidera com 8,1%, seguida pelo ex-governador Ibaneis Rocha (MDB), com 5,3%, e Fred Linhares com 3,4%.
Outros nomes citados incluem o senador Izalci Lucas (PSDB), com 2,2%, e o ex-candidato ao Buriti Leandro Grass (PV), com 1,8%.
Disputa para o Senado: Michelle Bolsonaro lidera
A pesquisa também avaliou o cenário para o Senado Federal, que em 2026 contará com duas vagas em disputa no DF. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) lidera a pesquisa consolidada com 29,0% das intenções de voto, enquanto o ex-governador Ibaneis Rocha aparece na segunda posição com 22,1%.
De acordo com o sociólogo Arilton Freres, a liderança de Michelle reflete a força do bolsonarismo no DF, enquanto o bom desempenho de Ibaneis está diretamente ligado à avaliação de seu governo, que segue dividindo opiniões. Segundo o levantamento, 54,5% dos eleitores aprovam sua administração, contra 40,8% que desaprovam. A gestão é avaliada como “ótima” por 7,1%, “boa” por 27,2% e “regular” por 35,4%.
Freres destaca ainda o potencial de crescimento de nomes da oposição, como Leandro Grass e Ricardo Cappelli (PSB), que, embora apareçam com índices mais tímidos neste momento, possuem eleitorado consolidado e devem ganhar espaço à medida que a campanha se intensificar.





Add Comment