O Distrito Federal enfrentou, nesta quarta-feira (28/5), a manhã mais fria de 2025 até o momento. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros da estação de Águas Emendadas, em Planaltina, marcaram 11,4°C. As temperaturas máximas ao longo do dia devem oscilar entre 22°C e 27°C, com umidade relativa do ar variando entre 95% e 35%, e sem previsão de chuva.
De acordo com o meteorologista Olívio Bahia, o frio vem se intensificando nos últimos dias, dando início ao típico período seco e frio do DF. Apesar da presença de uma massa de ar polar no Sul do país, responsável por geadas e possibilidade de neve em algumas regiões, o fenômeno não deve atingir diretamente o Distrito Federal.
“Essa massa de ar fria chega até o sul de Goiás, mas não atinge o DF. Aqui, o frio vem se estabelecendo gradualmente nos últimos dias, sem influência direta dessa frente fria mais intensa”, explicou o meteorologista.
Com a queda nas temperaturas e a umidade em baixa, aumentam os riscos à saúde, especialmente relacionados ao ressecamento da pele, olhos e vias respiratórias.
“Começamos a sentir os efeitos: a pele resseca, as narinas ardem, os olhos coçam. É preciso hidratar o corpo e usar protetor solar, mesmo no frio”, alerta Olívio.
O especialista também reforça que as chuvas são pouco prováveis neste período. Se houver precipitações, devem ser pontuais e localizadas, sem impacto significativo nas condições atuais.
Nos próximos dias, a tendência é de manhãs e noites amenas, com tardes secas, exigindo maior atenção com a hidratação, saúde respiratória e proteção solar, mesmo em dias frios.
Voz de Brasília
fonte: Correio Braziliense
foto: foto da web





Add Comment