Filha de Gilberto Gil, cantora lutava contra câncer colorretal desde 2023 e deixa legado de ativismo, arte e amor próprio
A cantora, empresária e ativista Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, em Nova York, onde realizava tratamento contra um câncer colorretal. A informação foi confirmada por sua assessoria de imprensa.
Preta enfrentava a doença desde janeiro de 2023. Após breve remissão, em agosto de 2024, o câncer voltou com metástases em linfonodos, peritônio e ureter. Ela passou por cirurgias complexas, incluindo uma de 20 horas, e chegou a buscar tratamentos experimentais nos Estados Unidos.
Filha de Gilberto Gil, a artista consolidou-se como símbolo de resistência contra o racismo, a gordofobia e em defesa dos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+. Deixa um filho, Francisco, de 30 anos, e uma neta, Sol de Maria, de 9.
Preta foi uma das primeiras artistas brasileiras a falar abertamente sobre autoestima, corpo e identidade. Nas redes sociais, compartilhou detalhes de sua luta contra o câncer, da ileostomia à quimioterapia, e transformou sua dor em conscientização.





Add Comment