O governo brasileiro deu um novo passo rumo ao fortalecimento da infraestrutura ferroviária ao receber, nesta quarta-feira (21/5), representantes da National Railway Administration (NRA) — principal autoridade ferroviária da China — para negociar a participação chinesa em concessões ferroviárias no país.
Durante o encontro com o ministro dos Transportes, Renan Filho, os chineses conheceram os detalhes dos projetos da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol), ambas já com trechos em construção. As duas linhas são vistas como eixos fundamentais para a formação de um corredor bioceânico que ligará o Porto Sul, na Bahia, ao Porto de Chancay, no Peru, criando uma rota direta entre os oceanos Atlântico e Pacífico — com potencial de encurtar o caminho das exportações brasileiras para a Ásia, especialmente para a China.
“A troca de experiências é muito positiva, especialmente para avançarmos com projetos sustentáveis e estratégicos para o desenvolvimento do Brasil. Trabalhar juntos é bom para os nossos países”, destacou Renan Filho.
Os projetos foram apresentados à delegação chinesa com vistas a um futuro leilão da concessão. De acordo com o Ministério dos Transportes, os representantes da NRA demonstraram interesse nas oportunidades de investimento e avaliaram positivamente o potencial de cooperação entre os dois países no setor.
Ferrovias que conectam o Brasil ao mercado global
Tanto a Fico quanto a Fiol são consideradas estratégicas para o escoamento de grãos e minérios do interior do país até os portos, o que pode reduzir os custos logísticos e aumentar a competitividade do agronegócio brasileiro.
Com a possível entrada da China como parceira nos empreendimentos, o governo espera atrair investimentos, acelerar o desenvolvimento das obras e fortalecer a integração do Brasil às cadeias produtivas internacionais.
Voz de Brasília – Conectando o Brasil às grandes rotas globais





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