A produção de petróleo e gás natural no Brasil alcançou novo recorde em junho de 2025, com um total de 4,9 milhões de barris de óleo equivalente por dia. O dado consta no Boletim Mensal da Produção da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME).
Desse total, 3,7 milhões de barris correspondem à produção de petróleo, o que representa um aumento de 10,1% em relação a junho do ano anterior. Já a produção de gás natural chegou a 181 milhões de metros cúbicos por dia, crescimento de 20,9% na comparação com o mesmo período de 2024.
Destaque para o pré-sal
A produção no pré-sal foi responsável por 78,8% do total nacional, também atingindo um recorde: 3,8 milhões de barris de óleo equivalente por dia, crescimento de 12,7% frente a junho de 2024. A camada pré-sal continua como principal motor da produção energética brasileira.
A maior parte da produção foi offshore (no mar), com 97,6% do petróleo e 85,3% do gás natural extraídos de campos marítimos. O destaque vai para o campo de Tupi, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, que liderou a produção com 794 mil barris de petróleo por dia e 40 milhões de metros cúbicos de gás natural.
A unidade com maior produção individual foi o navio-plataforma Guanabara, operando na jazida compartilhada de Mero, também no pré-sal da Bacia de Santos. A plataforma registrou produção diária de 183 mil barris de petróleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural.





Add Comment