Banner GDF – Creche
Ministro da Saúde Neson Teich durante a primeira entrevista coletiva, no Palácio do Planalto com os ministros Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; Casa Civil, Braga Netto e Governador de Brasilia, Ibaneis Rocha.| Sérgio Lima/Poder360 22.04.2020
Infraestrutura Saneamento Últimas Notícias

AVANÇOS EM SANEAMENTO E INTRAESTURA

Governador destacou investimentos que garantem segurança hídrica, universalização do acesso à água e esgoto e fortalecimento da infraestrutura ambiental

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou nesta segunda-feira (8) de um painel promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) em Washington, nos Estados Unidos. Durante o encontro, o chefe do Executivo destacou os avanços da capital em saneamento básico e infraestrutura, ressaltando investimentos que buscam garantir segurança hídrica para os próximos 50 anos.

Segundo Ibaneis, o DF já universalizou o acesso à água (99% da população) e alcançou 93% de cobertura em esgoto, índices que colocam Brasília entre as líderes do país. “Nos meus governos, a previsão é investir R$ 5 bilhões até 2029, com a integração dos quatro sistemas de captação de água. Isso assegura que nenhuma região fique sem abastecimento”, afirmou.

Ele lembrou que antes de sua gestão o DF viveu a maior crise hídrica da história, com racionamento e aumento nas tarifas. “Hoje entregamos sistemas que beneficiam 500 mil pessoas que não tinham garantia de água até a interligação dessas bacias”, completou.

Projetos ambientais e sociais

O governador também citou iniciativas como o projeto de saneamento no bairro Santa Luzia, que vai levar água tratada e infraestrutura urbana para famílias da região, e a parceria com produtores rurais para reflorestamento de margens de rios e nascentes.

O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Luís Antônio Almeida Reis, reforçou a solidez financeira da empresa, que recebeu recentemente a nota máxima da agência Moody’s. “Somos uma empresa 100% pública que dá resultado financeiro todo ano, distribuindo dividendos e garantindo investimentos independentes do Tesouro”, disse.

Também participaram do painel o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e executivos de diferentes setores.

Destaques do saneamento no DF

  • R$ 200 milhões investidos em novo sistema hídrico que beneficiará 500 mil moradores;

  • Programa Água Legal já regularizou quase 10 mil ligações clandestinas, beneficiando 33 mil pessoas;

  • Tarifa Social de água e esgoto ampliada em 2024, atendendo 270 mil moradores;

  • Substituição de 550 mil hidrômetros em cinco anos, com economia de 500 litros por segundo.